Na Era da Geografia das Coisas, cidadãos com smartphones carregam um volume incrível de dados. Fotos, vídeos, músicas, perfil em redes sociais, compras de e-commerce, publicações nas redes sociais são apenas alguns exemplos. Estamos falando da conexão mais do que de sistemas, mas de pessoas de maneira colaborativa.
E essa realidade não é diferente no mundo acadêmico. “A Transformação Digital é conhecida e promovida nas Universidades muito antes do termo chegar à mídia; estas já criam e vivem os efeitos desta e têm investido cada vez mais nos Sistemas de Informações Geográficas como plataforma de conexão de todos esses dados possibilitando um momento único na Educação”, afirma o Prof. Dr.Abimael Cereda Junior, Gestor de Educação na Imagem.
Ao longo do primeiro semestre de 2016, a Imagem apoiou inúmeras iniciativas educacionais que evidenciam a experiência da Transformação Digital nas Universidades do país. Um exemplo foi o II Encontro de Educação Esri Brasil, que contou com a presença de representantes de todo país, como o Prof Dr. Sady Júnior, Vice-diretor do Instituto Três Rios da UFRRJ, apresentando sua experiência de trabalho com Drones, a Escola Monteiro Lobato e o Prof. Clibson dos Santos, da UNIFAL, com a utilização de Plataformas Digitais para novas experiências na Educação.
Outra iniciativa de destaque que confirma a Transformação Digital nas universidades foi o espaço aberto pela Universidade Potiguar (UNP), maior universidade privada do Norte e Nordeste e integrante da Laureate International Universities, para reunião e palestras com a participação da Reitoria e Diretores com a discussão de ideias e práticas sobre a “Universidade na Era da Geografia das Coisas”, ou seja, como a transformação digital já vem impactando os processos educacionais e administrativos, e as novas oportunidades que surgem do desvelar dos processos educacionais à luz da Inteligência Geográfica.
Outras instituições espalhadas por todo território nacional tais como UFSCar, UFRN, Unicamp, UNESP e UnB também estão desenvolvendo projetos inseridos neste contexto e que têm o GIS como plataforma integradora.
“Nosso compromisso é apoiar as universidades brasileiras a superar seus desafios na inserção da Inteligência Geográfica de maneira mais ampla, tendo a Plataforma ArcGIS como alicerce e aproveitando ao máximo os benefícios da Transformação Digital”, ressalta Cereda Junior.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookies
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.
Sobre o autor