[FACENS]Arquitetura e Urbanização aplicada à Cidades Inteligentes

Porceredajunior

[FACENS]Arquitetura e Urbanização aplicada à Cidades Inteligentes

1. EMENTA

Introduz os conceitos básicos da Inteligência Geográfica aplicada ao Planejamento e Gestão Urbanas. Discute o Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográfica à luz da Transformação Digital. Apresenta o Geodesign e seus principais modelos como metodologia de apropriação do Território. Analisa métodos e técnicas para suporte à decisão em ambiente WebGIS. Desenvolve o pensar geográfico e as aplicações digitais em Sistemas de Informação essenciais aos fluxos de trabalho e processos de negócios das Cidades Inteligentes.

2. OBJETIVOS

Identificar os conceitos e componentes fundamentais da Inteligência Geográfica, Geoprocessamento e Geodesign. Compreender os componentes integrantes do Geoprocessamento e sua fundamentação teórico-metodológica de maneira não tecnicista, visando à utilização das ferramentas em aplicações e gestão sob a ótica das Cidades Inteligentes. Utilizar ferramentas computacionais estado-da-arte da chamada transformação digital, por meio de WebGIS e WebAplicativos. Desenvolver o espírito crítico quanto ao uso de dados geográficos e o impacto sócio territorial das decisões tomadas a partir de análises espaciais.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Mapas como linguagem de comunicação e apropriação territorial; representação computacional do espaço, visões de mundo, como mentir com mapas e estatísticas. O pensar espacial vs espacialização de dados; evolução histórica e metodológica. Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas hoje: novos paradigmas e aplicações. Cartografia Digital x Conteúdos Integrados. Ciclo da Gestão do Conhecimento: do Dado à Inteligência; Porque não falar de Geoprocessamento; A Inteligência Geográfica – Território, Paisagem e Lugar. WebGIS: muito além de pontos e rotas no seu dispositivo; Geodesign: Planejamento e Gestão 4.0; Metodologia e Sistemas para implementação de soluções.

Sobre o autor

ceredajunior administrator

| Transformação Digital Territorial |