A Geografia das Coisas: revolução do “onde” para a Internet das Coisas

PorAbimael Cereda Junior

A Geografia das Coisas: revolução do “onde” para a Internet das Coisas

IoT Day | FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba
08/04/2017

No dia 09 de abril é comemorado o IoT Day “um evento internacional, aberto à toda comunidade mundial engajada aos assuntos relacionados à Internet das Coisas”. Grande entusiasta do GISDay, ter participado do meu primeiro IoTDay foi uma oportunidade ímpar, já que eventos desta magnitude são importantíssimos para discussão com a Sociedade do nosso momento atual.

Realizado pela 2° vez consecutiva na FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba – contou com palestras de empresas renomadas, que apresentaram o estado da arte da IoT no mundo. Assista agora as palestras no Youtube e aproveite para saber mais sobre o tema!

Faculdade de Engenharia de Sorocaba é a única instituição do interior paulista a realizar o evento que acontece simultaneamente em 26 países

São Paulo, 05 de abril de 2017 – Fonte

Em comemoração ao Dia Mundial da Internet das Coisas, celebrado neste domingo, 9 de abril, a Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba) realiza sábado, 08, o “IoT Day”, evento que acontece simultaneamente em 26 países para difundir, educar e oferecer networking sobre o conceito tecnológico em que todos os objetos usados no dia a dia se conectam à internet e agem de modo inteligente e sensorial.

Única instituição do interior de São Paulo a realizar o evento, a Facens conta com a parceria das empresas GS1, Imagem/Esri e Logicalis. O evento é gratuito e aberto à toda população.

A programação do “IoT Day Facens” inclui a palestra “A Geografia das Coisas”, com Dr. Abimael Cereda Junior, representante da Imagem/Esri, empresa americana especializada na produção de soluções para a área de informações geográficas, e a apresentação “O potencial e os desafios da Internet das Coisas na transformação da sociedade”, de Rafaela Mancilha, da Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação. O evento termina com um debate entre especialistas e participantes envolvidos.

“A Internet das Coisas deve avançar este ano no Brasil e nosso evento incentivará alunos e a comunidade de forma geral a desenvolverem aplicações que irão colaborar para o futuro e para a construção de cidades inteligentes”, diz Regiane Relva, coordenadora geral do Smart Campus da Facens.

Sobre a Facens: Criada há 40 anos, a Facens – Faculdade de Engenharia de Sorocaba é uma das mais reconhecidas do gênero no País, tem foco na formação do engenheiro cidadão e apresenta um índice de 93% de formandos inseridos no mercado de trabalho (média dos últimos 10 anos). Oferece atualmente 10 cursos de graduação (Engenharia Mecânica, da Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, de Alimentos, de Produção, Agronômica e Tecnologia em Jogos Digitais), e 22 cursos de pós-graduação e especialização. Em seu campus com 100.000 m², em Sorocaba, mais de 4.000 alunos contam com um corpo docente composto por mestres, doutores e especialistas, salas de aulas modernas e laboratórios especializados. Entre os inúmeros projetos da Facens, destacam-se o Smart Campus, focado na inovação e uso do campus como espaço de prototipagem para soluções em cidades inteligentes (elaborado com o G-Lab, Global Entrepreneurship Lab, do M.I.T.), o LIGA (Laboratório de Inovação em Games e Apps) e o primeiro Fab Lab do interior do Brasil, pertencente à rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada também pelo M.I.T.

Sobre o autor

Abimael Cereda Junior administrator

Quer criar mapas e aplicativos online gratuitamente?

| Transformação Digital Territorial |