O Espaço Geográfico na obra de Humberto Gessinger – Mapas e Bússolas

PorAbimael Cereda Junior

O Espaço Geográfico na obra de Humberto Gessinger – Mapas e Bússolas

 

Este post (que será atualizado constantemente) não se propõe ser uma análise – apesar de ser um ótimo tema para uma pesquisa, como o mestrado “Mapas do acaso: as canções de Humberto Gessinger sob a ótica contemporânea” – mas sim apresentar diversas letras/músicas do meu compositor brasileiro preferido – Humberto Gessinger relacionadas à Geografia.

Muito menos procuro significados ocultos e ou explicações definitivas.. são apenas insights geográficos advindos de minhas leituras (desde o walkman, passando pelo primeiro mp3 player que tive até hoje via nuvem).

Ele trata ou mesmo tateia diversas categorias do Espaço, como Território e suas relações de poder, Paisagem e a interpretação do meio, Lugar de vivência, Região… Seu último álbum, inSULar só confirma a vocação, já no título, da ligação com o Território.

Um ótimo Dia do Geógrafo a todos aqueles que ajudam a entender, explicar e planejar intervenções no Espaço Geográfico e também ao músico mais Geógrafo do Brasil !

Coração Blindado – uma crítica aos Geógrafos de gabinete, ao tecnicismo que o uso de Sistemas de Informações Geográficas pode trazer e a importância do trabalho de campo.

Atualização

Sobre o autor

Abimael Cereda Junior administrator

| Transformação Digital Territorial |