Especialização em Geoprocessamento Aplicado | UFSCar

Pós-Graduação Latu-Sensu | Universidade Federal de São Carlos

Estão abertas entre 14 de janeiro a 4 de março de 2019 as inscrições no processo seletivo da nova turma do Curso de Especialização em Geoprocessamento Aplicado oferecido pelo Núcleo de Geoprocessamento da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que vem ofertando cursos na área há 20 anos

Especialização com cases de sucesso profissional

A Especialização em Geoprocessamento Aplicado tem como objetivo atualizar os conhecimentos de profissionais que atuam na gestão do território, seja nas cidades e suas políticas públicas, como cadastro multifinalitário e cidades inteligentes, bem como gestão ambiental, análises de impacto, tomada de decisão e agricultura digital, oferecendo ao aluno condições para compreensão e aplicação dos chamados Sistemas de Informações Geográficas. 

As aplicações, seu potencial de análises e sua modelagem são base para a aprendizagem e desenvolvimento profissional na chamada Inteligência Geográfica, com fins acadêmicos, de pesquisa ou empresarial.

O curso é semipresencial, com aulas teóricas e de laboratório de geoprocessamento. Esta pós-graduação lato sensu já atendeu a mais de xxx alunos que, buscando conhecimentos básicos e avançados de Geoprocessamento, 

Sobre a edição 2020

São 384 horas de atividades, sendo 192 horas de aulas presenciais e 192 horas de afazeres não presenciais. O curso tem início previsto para março de 2020 no Campus de São Carlos da UFSCar, com término em fevereiro de 2021.

As aulas presenciais serão ministradassempre às sextas-feiras, das 19 às 23 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

O texto passo a passo de apoio às aulas presenciais de laboratório de geoprocessamento é detalhado e exclusivo, utilizando programas gratuitos. São mais de 150 páginas de assuntos básicos, intermediários e avançados.

São pré-requisitos para inscrições nas 25 vagas disponíveis: ter diploma de curso superior registrado no Ministério da Educação (MEC); ter conhecimentos básicos de Informática, Geografia e Cartografia; e dominar a leitura e a compreensão dos idiomas do material didático do curso (português, espanhol e inglês).

Quer mais informações?

Inscrições, documentos, disciplinas, investimento, entre outras, podem ser obtidas na página do curso: www.nucleodegeo.ufscar.br/?page_id=894.

Disciplinas

Inteligência geográfica e a transformação digital 4.0
Processos e modelos em SIGs
Cartografia e sistemas de referência
Lab. 1 – Introdução aos SIGs e aos dados vetoriais
Lab. 2 – Recursos on line – Presencial: 04 horas
Lab. 3 – Processamento de dados matriciais para análise físico-territorial
Lab. 4 – Consultas em dados vetoriais e topologia
Lab. 5 – Impressão de mapas
Estudo de caso
Metodologia científica
Lab. 6 – Georreferenciando imagens
Lab. 7 – Mesclando imagens
Lab. 8 -Usando GNSS
Lab. 9 – Armazenamento de dados em SIG
Lab. 10 – Edição vetorial
Lab. 11 – Análise de adequabilidade
Lab. 12 – Modelador gráfico para automação de fluxo de trabalho
Introdução ao sensoriamento remoto
Lab. 13 – Introdução ao tratamento digital de imagens
Lab. 14 – Inferência geográfica
Lab. 15 – Introdução à redes
Lab. 16 – Publicação de mapas on line
Lab. 17 – Tópicos especiais 1
Lab. 18 – Tópicos especiais 2

| Transformação Digital Territorial |