III GIS Day GdC 2021: celebrando a Geografia por meio da Inovação

Inovação Geográfica

Considerado o pai dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Prof. Roger Tomlinson relembrava que “os primeiros dias dos SIGs foram muito solitários. Ninguém sabia o que isso significava”. Tendo como fio condutor em 2021 a temática “(geo)Inovação”, Abimael Cereda Junior convidou para o III GIS Day Geografia das Coisas grandes nomes do cenário brasileiro que já praticam a “inovação geográfica” em suas atividades profissionais, transformando seu meio e a Sociedade 4.0 por meio da Inteligência Geográfica.

Garantimos que os dias solitários chegaram ao fim: conecte-se por meio do #GISDay Geografia das Coisas.

As lives, transmitidas simultaneamente no Youtube e LinkedIn, acontecerão de 16 a 19 de novembro de 2021, abordando temas como dados e análises no controle governamental, com o GeoBIM, a Geografia da Inovação e Indústrias Criativas, formação cidadã com uso de drones e mais!

Inscreva-se para receber o lembrete e informações adicionais! Haverá emissão de certificado para os participantes síncronos!

Conheça a programação do III GIS Day Geografia das Coisas

Quer participar? Inscreva-se gratuitamente agora!

16/11/2021 – Prof. Dr. Abimael Cereda Junior
Participação no GIS Day SENAC Jabaquara

Vamos celebrar o GIS Day juntos? 😀

O GIS Day é um fórum internacional em que multiplicadores da tecnologia GIS, Sistemas de Informação Geográfica, demonstram de forma criativa sua aplicação no mundo. 🌎

Este dia é celebrado anualmente para conscientizar sobre a importância desse conhecimento chegar a mais pessoas. 🍀

Neste evento você conhecerá melhor esta estrutura usada para coletar, analisar e visualizar dados geográficos, o que permite tomar melhores decisões e fazer a diferença na sociedade.

O objetivo é ajudar pessoas a aprenderem mais sobre geografia e as aplicações do GIS, assim como compartilhar as ferramentas oferecidas em nosso curso e inspirar mais pessoas a descobrirem e usarem a tecnologia GIS. 📱

17/11/2021 – Lucas Tafarello e Diego Faria
GeoBIM para Empreendimentos de Infraestrutura

O que é esse tal de BIM? Ele é só um projeto CAD, mas em 3D?

Para responder esta e outras perguntas, o III GIS Day Geografia das Coisas trouxe dois especialistas da Frazillio Solutions – Lucas Tafarello e Diego Faria – para uma live no dia 17/11 (quarta-feira), às 20h00: inscreva-se para receber o lembrete e informações adicionais! 

O que traz de inovador para os processos atuais da engenharia? o GeoBIM? É um projeto georreferenciado, qual sua importância para os projetos e obras de infraestrutura? Como o GeoBIM tem sido usado para o controle governamental?

18/11/2021 – Prof. Dr. Auro Aparecido Mendes
Geografia das Inovações

Segundo Tunes (2020), “a inovação passou a ser o principal eixo propulsor dos maiores saltos quantitativos e qualitativos das economias nacionais”.

Com mais de 30 anos de atuação na área de Geografia Econômica, Solidária e Industrial, Prof. Dr. Auro Aparecido Mendes é um dos expoentes internacionais da “Geografia da Inovação e Criativa” e sua participação está confirmada no III GIS Day Geografia das Coisas em uma live no dia 18/11/2021 (quinta-feira), às 20h00.

Livre-Docente, vem atuando em âmbito acadêmico e estudos locacionais em temas como Reestruturações Produtivas, Brownfields, Arranjos Produtivos Locais, Dinâmica Locacional das Indústrias, Condomínios Industriais e Empresariais, Incubadoras de Empresas, Polos Tecnológicos, Geografia dos Serviços, Atividades Criativas e Desenvolvimento Territorial e Economia Solidária.

Se você faz parte do ecossistemas de inovação, startups, hubs e mais, esta discussão é imperdível! Inscreva-se agora! 

19/11/2021 – Sergio Sapia
Projeto Drone na Escola

  • O projeto “Drone na Escola” ocorre em parceria entre a ETEC Bento Quirino/Centro Paula Souza e a AeroFrog em Campinas SP , com possibilidades de expansão para outras ETECs.
  • Tem como principal objetivo colocar os alunos no mercado de trabalho por meio de parcerias com poder público e iniciativa privada.
  • São 40 horas divididas em 10 aulas de 04 horas aos sábados.
  • Todos alunos são técnicos eletrônicos formados.
  • O Projeto “Drone na Escola” teve participação e apoio de importantes empresas do universo dos drones com palestras e visitas técnicas como: SpeedBird Aero, Deal4B, AL Drones e Droneros Soluções.
  • No site www.dronenaescola.com.br encontrará os sites dessas empresas que são “Amigas da Escola”.

Quer participar? Inscreva-se gratuitamente agora!

Sobre o GIS Day

O GIS Day é uma ótima oportunidade para que todos os profissionais, pesquisadores e educadores possam apresentar o uso das (geo)Tecnologias em aplicações relevantes, onde a Inteligência Geográfica já faz diferença em nossa sociedade.

A primeira comemoração oficial do GIS Day aconteceu em 1999 e foi promovida pelo presidente da Esri, Jack Dangermond. Ralph Nader, advogado e político estadunidense o inspirou a instituir a data, pois considerava o GIS Day uma boa iniciativa para as pessoas descobrirem como a Geografia e as aplicações GIS já impactam – positivamente – nosso dia-a-dia.

Segundo o site oficial – que você DEVE visitar e contém uma série de recursos – o GIS Day é “participar da celebração internacional dos Sistemas de Informações Geográficas. SIGs fornecem um quadro científico para a coleta, análise e visualização de dados geográficos para nos ajudar a tomar melhores decisões. No #GISDay, ajude os outros a aprender sobre Geografia e as aplicações dos SIGs no mundo real que já fazem diferença em nossa Sociedade. É uma oportunidade para partilhar as suas realizações e inspirar outros a descobrir e utilizar os SIG. Ainda que a celebração possa parecer um pouco diferente este ano, partilhar SIG é mais importante do que nunca.

É sempre importante destacar que o GIS Day NÃO está ligado a uma marca ou software, como alguns acreditam: é um momento de integração entre todas as áreas que lidam com as Tecnologias & Geografia, independente se o software é proprietário, livre, aberto, etc.

Sobre a história do GIS Day!

Mais #GISDay e Geografia das Coisas

  1. Saiba mais sobre o II GIS Day Geografia das Coisas (2020)

 

Quer criar mapas e aplicativos online gratuitamente?

| Transformação Digital Territorial |