Pós-Graduação Latu-Sensu | Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Os profissionais especializados em Agricultura Digital pela PUCPR estarão aptos a modernizar a atividade produtiva, tornando-a mais competitiva com o propósito de manter viável a produção de alimentos. O crescimento populacional e a instabilidade climática têm gerado um alerta com relação à produção de alimentos no futuro. Até 2050, a ONU estima 9,7 bilhões de pessoas na Terra, e para alimentá-las a produção de alimentos deverá aumentar em 70% nos próximos 30 anos.
Para atingir esses números serão necessários profissionais como agricultores digitais, técnicos e gestores com conhecimentos tecnológicos e analíticos capazes de usar as novas tecnologias na agricultura.
Qual é o objetivo da Agricultura Digital?
A Agricultura Digital tem como objetivo usar tecnologias avançadas e uma nova forma de pensar-agir, para transformar o empreendimento agrícola no Brasil e no mundo.
Para isso, um gestor de agricultura digital precisa ter conhecimentos em Inteligência Artificial e Big Data aplicadas no campo, bem como um pensamento analítico para identificar as tendências da agricultura digital para o futuro do mercado.
Público-Alvo
A especialização de Agricultura Digital da PUCPR é destinada aos profissionais do setor agrícola e afins, como Engenheiros Agrônomos, Florestais, Ambientais, e demais engenharias que atuam no agronegócio com a aplicação e desenvolvimento de tecnologias, bem como pesquisadores da área e afins.
Para desenvolver as habilidades necessárias para dominar a agricultura digital serão oferecidas 17 disciplinas aos alunos da especialização.
Quer mais informações?
Inscrições, documentos, disciplinas, investimento, entre outras, podem ser obtidas na página do curso: https://estudenapuc.pucpr.br/pos-graduacao/cursos/agricultura-digital-inteligencia-artificial-e-big-data-aplicada-no-campo-curitiba/
O Prof. Dr. Abimael Cereda Junior (Geografia das Coisas) é docente no curso desde a primeira turma, ministrando disciplinas como Sensores e Sensoriamento Remoto na Agricultura e Desafio Tecnológico I: Projeto Integrado Técnicas de Sensoriamento
Disciplinas
- Ética
- Introdução à Agricultura de Precisão
- Sensores e Sensoriamento Remoto na Agricultura
- Nessa disciplina, o estudante da Pós-Graduação em Agricultura Digital estudará os princípios de sensoriamento remoto e as suas aplicações dentro do contexto de agricultura de precisão com intuito de capacitar os alunos a utilizar técnicas de sensoriamento orbital, sub orbital (drones) e proximal para identificar e manejar a variabilidade espacial e temporal das lavouras.
- Desafio Tecnológico: Técnicas de sensoriamento para identificar e manejar a variabilidade das lavouras
- Nesta disciplina, os estudantes de Pós-Graduação em Agricultura Digital irão utilizar os conhecimentos obtidos nas disciplinas do Módulo Agricultura 4.0 para aplicar pelo menos uma das técnicas abordadas, desde a obtenção dos dados e o processamento e análise, para tentar solucionar uma demanda real dentro do contexto de Agricultura de Precisão.