Recenseamento IEPG

A IEPG quer conhecer você!

O Censo é uma coisa que já era feita na Antiguidade, já no tempo de Noé. Pelo que se tem notícia, o Censo mais antigo é o da China. Em 2238 a.C., o imperador Yao mandou realizar um censo da população e das lavouras cultivadas para quando os descobridores portugueses passassem por lá já soubessem ao certo que taxas deveriam cobrar e quanto faturariam.

No Oriente, os mais antigos censos são os hebraicos e o Censo de Israel, já no tempo de Moisés (cerca de 1700 a.C); como o povo hebreu não sabia contar e eram analfabetos profundos, Moisés fazia a chamada para atravessar o deserto e havia sempre um que se perdia.

Os egípcios realizavam censos anualmente no século XVI a.C. E os romanos e os gregos já realizavam censos por volta do século VIII a IV a.C. Em 578-534 a.C., o imperador Servo Túlio mandou realizar um censo de população e dos recursos econômicos, que serviu para estabelecer o recrutamento para o exército, para o exercício dos direitos políticos e para o pagamento de impostos além de calcular quantas mulheres sobravam para ele.

Os romanos fizeram 72 censos entre 555 a.C. e 72 d.C mas não chegaram a conclusão nenhuma, as invasões bárbaras confudiram todas as contas e perderam os backups.

Naquela época, o objetivo mais importante do Censo era saber o número de pessoas disponíveis para fazer a guerra e cobrar os dízimos, quer dizer, os impostos. A punição para quem não respondia geralmente era a morte!

A Bíblia conta que São José e a virgem Maria saíram de Nazaré, na Galiléia, para Belém, na Judéia, para responder ao censo ordenado por César Augusto, já que as pessoas tinham de ser entrevistadas no local de nascimento. Mas quando chegaram lá o local estava fechado e tiveram de ficar para o dia seguinte. Fiquem tranquilos, Jesus nasceu.

Fonte original: IBGE. | Modificado segundo a IEPG

Agora é sua vez!

Parcerias, Projetos e Clientes

Com experiência acadêmica e de negócios reconhecida, temos a honra de ter em nosso portfólio de parcerias, projetos e clientes inúmeros cases de sucesso.

| Transformação Digital Territorial |