I Oficina do Grupo CachoeiraSIG – Projeto Cachoeiras 2.0

porceredajunior

I Oficina do Grupo CachoeiraSIG – Projeto Cachoeiras 2.0

I Oficina do Grupo CachoeiraSIG – Projeto Cachoeiras 2.0
25/04/2017

O Grupo de Trabalho “SIG-Interativo”, que tem a participação do Prof. Dr. Abimael Cereda Junior, tem como objetivo o desenvolvimento de novas metodologias e práticas de produção cartográfica e de análises geográficas no estado-da-arte a partir dos pilares: Vivência, Sociedade, Dispositivos e Sistemas de Informação.

Conheça algumas das ferramentas utilizadas no vídeo abaixo

O projeto de extensão da UNESP intitulado “Cartografia Social e Histórias Orais ao Longo do rio Paraíba do Sul” tem atualmente 28 alunos de graduação vinculados como colaboradores, parceiros do CEMADEN e do INPE. Também estamos fechando uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos.

Este projeto é uma continuação do Projeto Cachoeiras: Semeando Águas, que foi realizado em 2015 sob coordenação do canoísta Pedro Oliva e em parceria com a UNESP, INPE, CEMADEN, UNIFEI e UFJF. No Projeto cachoeiras de 2015, o Pedro Oliva percorreu os 1300 km do rio Paraíba do Sul de caiaque, desde a sua nascente (quando ainda era o rio São Luiz do Paraitinga) até a sua foz em São João da Barra (RJ). O caiaque do Pedro foi equipado com equipamentos para medição de qualidade do ar e da água. Neste percurso, o canoísta colheu amostras de água com frequência e depois entregava-as aos pesquisadores que o acompanhavam em equipe de campo. Em paralelo, a UNESP contribuiu com o trabalho de educação ambiental em algumas cidades ao longo do rio.

Sobre o Autor

ceredajunior administrator