[Live #4]Transformação Digital e Geoprocessamento #MApps

PorAbimael Cereda Junior

[Live #4]Transformação Digital e Geoprocessamento #MApps

“Um pouco de Geografia das Coisas #4”
07/02/2017

4-07022017-copiaA discussão e implicações da nuvem (cloud), dados abertos (open data) e aplicativos (apps) são grandes oportunidades à Gestão Democrática do Território, com possibilidades à chamada “democracia digital”. Em sala de aula, por que não abandonar os mapas estáticos dos livros e com referências a outros países?

Como podemos hoje, na prática, utilizar recursos computacionais para a coleta e análise de dados per si geográficos, por meio de mapas interativos que consolidam tais conceitos e trazer mais produtividade e assertividade em seu problema de negócio, seja na Universidade, Instituto de Pesquisa, Escola, Órgão Público ou Empresa?

Assista no quarto ‘episódio’ de “um pouco de Geografia das Coisas” como o uso da uma conta pública (grátis) do ArcGIS Online + dados de fontes governamentais em modelo ‘netflix’, como IBGE, IGC e outros, possibilitam o acesso instantâneo ao estado-da-arte em Geoprocessamento hoje!

Aproveito e deixo a recomendação internacional de leitura de Rafael Beltrán durante a live: 10 razones para que la Administración Pública abra sus datos geográficos

Mande suas dúvidas e sugestões de temas em Interação com Eventos ao Vivo (lives) e, se já participou, deixe sua presença registrada no mapa interativo!

Mas afinal, que série é esta? A série “um pouco de Geografia das Coisas” surgiu após reflexões pré e pós-palestras que ministro em Universidades, Institutos de Pesqusa, Escolas e empresas no Brasil, bem como desdobramentos dos artigos e outros materiais publicados neste blog.

Sobre o autor

Abimael Cereda Junior administrator

| Transformação Digital Territorial |