Sistemas de Informação e a Geografia das Coisas: um novo caminho

“Alunos de Sistemas de Informação da FAI participam da palestra sobre Geografia das Coisas”
03/05/2016

palestraDando continuidade a uma série de palestras realizadas para as turmas do curso de Sistemas de Informação da FAI, a convite da coordenadora do curso, professora Eunice Gomes, o geógrafo e Prof. Dr. Abimael Cereda Junior e o bacharel em Sistemas de Informação Erik de Paula Lima (ex-aluno FAI – turma 2013) ministraram a palestra Sistemas de Informação na Era da Geografia das Coisas aos alunos e professores do curso de Sistemas de informação no dia 3 de maio no campus da Faculdade. Ambos são colaboradores da Imagem, de São José dos Campos, empresa que oferece soluções de inteligência geográfica e é representante oficial da Esri no Brasil.

De acordo com Prof. Dr. Abimael Cereda Junior, estamos vivendo um momento novo quando todos estão conectados por meio de dispositivos de TIC, enviando e recebendo dados geográficos. “Nunca na história da humanidade tivemos a utilização tão grande dos mapas, nem no tempo das grandes navegações”, comenta.

Erik retornou à Faculdade pela primeira vez e fez sua estreia como palestrante. Ele falou de sua trajetória profissional e destacou a importância da Faitec- Feira de Tecnologia da FAI – para sua carreira. Conta ele: “Apresentamos um projeto de E-commerce que utilizava mapas geográficos da solução ARCGIS para demarcar os pontos de entrega das mercadorias. Um dos jurados era Bruno Carvalho, representante da empresa Imagem. Ele gostou do nosso projeto e pediu para que a equipe enviasse um vídeo para o Programa Jovens Talentos da empresa. Eu e um colega da equipe passamos por todas as etapas do processo seletivo, que foi em nível nacional. Concluídos os estudos pela FAI, em janeiro de 2014, já estávamos trabalhando na Imagem, onde estou até hoje”.