VII Semana Acadêmica de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica – VII SEMEAC

PorAbimael Cereda Junior

VII Semana Acadêmica de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica – VII SEMEAC

VII Semana Acadêmica de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica – VII SEMEAC
22/10/2015

logo SEMEACA VII Semana Acadêmica de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UFRRJ ocorreu entre os dias 19 e 23 de Outubro, no Campus Seropédica – RJ, tendo como tema 15 anos do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica: do alicerce da Agrimensura aos avanços da Cartografia.

O encontro contou com a presença de renomados palestrantes, incluindo palestras e minicursos com aulas teóricas e práticas, onde os congressistas foram apresentados a novos horizontes e oportunidades além da sala de aula. Os principais temas abordados são destaque no setor de Geotecnologias, seja em coleta, processamento ou análise de dados: ArcGIS, batimetria, georreferenciamento de imóveis rurais, VANTs e Drones, cadastro ambiental rural, GNSS e GPS de navegação foram os destaques da SEMEAC, que contou inclusive com a presença de congressistas de outros estados.

VII SEMEACMinha palestra “Inteligência Geográfica e os #GeoGeeks na Engenharia de Agrimensura e Cartográfica: para além dos Mapas“,  apresentou um breve histórico do surgimento da Cartografia e Computação e como unirmos Geografia + Tecnologia – a Inteligência Geográfica – permite uma verdadeira revolução em nosso mundo; dos mapas históricos à Plataforma ArcGIS na nuvem, o conhecimento geográfico não se limita a conteúdos e vivência fornecidos em sala de aula. O aguardado momento do sorteio do ArcGIS for Home e Treinamento da Academia GIS Imagem consolida a necessidade da intervenção tecnológica.

Agradeço aos participantes e tivemos mais uma oportunidade para apresentar e discutir com a plateia #GeoGeek os conceitos da Geografia das Coisas, que em breve culminará em um novo artigo para o blog.

Sobre o autor

Abimael Cereda Junior administrator

Quer criar mapas e aplicativos online gratuitamente?

| Transformação Digital Territorial |