Dia da Toalha, Orgulho Nerd ou Geek? Pouco importa! Os #GeoGeeks e o #GISDay

porceredajunior

Dia da Toalha, Orgulho Nerd ou Geek? Pouco importa! Os #GeoGeeks e o #GISDay

“Há muito tempo atrás, numa galáxia muito distante, onde utilizar computadores era coisa de estranhos e videogame joguinhos para desocupados…”

A mudança entre nerd ser estranho e nerd ser cool foi extremamente rápida e, como tudo, criou uma horda de pseudo/posers, mas trouxe algumas facilidades. Ainda me lembro de procurar em São Carlos figurinhas do Star Wars nas bancas (da Praça da Maria Fumaça, Rodoviária…) e causavam perguntas e surpresas (Star o que?)

Vader, Quadrinhos, RPG, Magic, colecionar miniaturas, coisas que ninguém assistia, lia, jogava, via? Nerd – mas como bullying – mas na época nem tínhamos isto. Hoje? “Cultura Nerd”. Até um Dia do Orgulho Nerd – 25/05 – que na verdade é o Dia da Toalha. Este é um dos filhos do casamento da indústria da informação com a do entretenimento, certo Gessinger?

Contudo, um termo, conceito – chame como quiser – ainda em construção e que gosto muito é o de #GeoGeek – alguém que é um entusiasta da Geografia e Tecnologia (Inteligência Geográfica) que cria mapas e realiza análises utilizando diversas fontes de dados. Não é à toa que me descrevo como GISbeliever no Twitter.

A perfeita definição de onde encontrar esta tribo é na Esri User Conference: 16.000 pessoas respirando Geografia e Tecnologia em uma semana. Vale a experiência – e você ainda pode na mesma época participar da Comic-Con, no mesmo local. Um local onde você poderá ostentar seus bottons de I Love Maps!

Por isto, meu verdadeiro dia de comemoração não é 25/05, seja com toalha ou sem. Meu dia de orgulho é um dia variável em novembro: o #GISDay, o verdadeiro #GeoGeekDay. Podemos mostrar ao mundo que com Educação, Tecnologia e Geografia podemos mudar o mundo. Ao menos mudou o meu e é isto que me motiva todos os dias.

Faz parte deste universo? Então se una a outros #GeoGeeks e vamos mudar o mundo – a Terra (já que nada será possível nas 12 colônias de Kobol…).

GIS G

Não encontrei a foto que gostaria dos meus tempos de estagiário na CD-BBS em São Carlos, mas este é um bom registro #GeoGeek: 20 de agosto de 2004 no antigo GIS Brasil – 10º Show Internacional de Geotecnologias com o tema: WebMapping como nova perspectiva em Agricultura de Precisão.

Sobre o Autor

ceredajunior administrator